26 Jun 2017

 

A Macadamia apresenta na feira uma coleção com todo estilo e glamour que a mulher merece. Os modelos de bolsas e mochilas fazem referência ao clima mágico e descontraído do Verão. Com alça lateral e tamanhos democráticos, é uma opção funcional tanto para o dia quanto noite. 

Materiais especiais e texturas elaboradas dão vida a variados shapes, como as queridinhas Tote Bags, Doctor bags e It Bags. A tendência color blocking aparece nas bolsas dando um toque ainda mais glamuroso. 

A linha de mochilas prática e moderna é funcional para o trabalho e ao mesmo tempo fashion. Valorizando a feminilidade e delicadeza, bolsas com estampas florais completam a coleção dos sonhos.

26 Jun 2017

 

A FRANCAL 2017 chega com muitas atrações que vão esquentar ainda mais a feira do verão brasileiro. Uma delas é o Painel VOGUE, uma parceria com a revista VOGUE, que acontecerá ao vivo no desfile de estreia no dia 03 de julho, às 11h30.

Na passarela, serão apresentados os produtos icônicos das marcas expositoras, com curadoria da equipe de estilo da revista. A diretora de redação, Silvia Rogar, a diretora de estilo, Donata Meirelles, e a dupla de stylists, Alexandra Benenti e Fabiana Leite, comentam as escolhas de Vogue revelando as tendências e os novos desejos de consumo que farão dos calçados e bolsas os must-to-have do verão brasileiro em 2018.

A cadeia coureiro-calçadista brasileira receberá, no próximo dia 30, o primeiro Planejamento Estratégico setorial. Realizado pela consultoria Novo Ciclo Empresarial, contratada por meio de edital do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o levantamento contou com 60 entrevistas realizadas com associados das entidades dos setores de calçados (Abicalçados), de componentes (Assintecal), de couros (CICB) e de máquinas (Abrameq), e discussões realizadas em encontros nos últimos cinco meses que tiveram com objetivo identificar gargalos e oportunidades para o desenvolvimento da cadeia. A apresentação tem início às 9h no Parque Tecnológico da Feevale, em Campo Bom/RS. 

A imprensa é convidada para cobertura. Confirmações até o dia 28/06 para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.




Serviço

Entrega do Planejamento Estratégico
Data: 30/06/2017
Local: Parque Tecnológico da Feevale, em Campo Bom/RS
Horário: das 9h às 12h

 

Entre as novidades que a Democrata apresenta em primeira mão ao mercado na Francal está o Storm, com design moderno e esportivo na cor preta, um modelo totalmente diferente de todos os que a marca já fabricou até hoje.

Outra novidade da marca na feira é o sapato social Metropolitan da linha dos clássicos da Democrata, com duas fivelas laterais. Trata-se de tendência italiana que chega com força ao Brasil na próxima estação.

A Democrata apresenta também cinco calçados da linha Denin, fabricados em couro mais forte e resistente: são dois tênis casuais Neo, com cadarço, e dois sem cadarço Sharp.

Fonte: Primeira Página/Democrata
23 Jun 2017

 

Estilosa, alegre e alto astral, a Valentina Flats explorou seu conceito em conjunto com tendências de moda e deu origem uma coleção com notas de feminilidade e romantismo para a primavera-verão 2018. A principal inspiração para o mix da estação quente são as flores e suas formas, que surgem na coleção em sintonia com o DNA da marca, imprimindo um perfume romântico às peças. Elas se mostram, principalmente, através dos bordados, que são marca registrada das criações Valentina, dando vida a um autêntico jardim de possibilidades no mood artesanal.

Elementos ultrafemininos também adornam o mix, com ênfase para os laços e babados, que foram unanimidade nos desfiles internacionais e aparecem para conferir um toque extra de personalidade às peças. Releituras delicadas dividem espaço com propostas repletas de glamour, em materiais como paetês e materiais metalizados.

Outro destaque são os motivos e composições de materiais e cores que imprimem uma vibe étnica. As novidades se mostram em nuances que vão das vibrantes às candy colors, como os queridinhos rosa quartzo e azul blue jeans. Padronagens como o xadrez vichy e as listras, além de elementos como cordas e crochet complementam a coleção com graça e frescor.

Sapatilhas, alpargatas, mules, slides, sandálias, rasteiras, tênis e flatforms integram o mix de novidades. Em termos de materiais, foram priorizados tecidos com fios de procedência ecológica, outros com aplicação de lâminas de metal, bem como os tradicionais jeans e lonas, que servem como pano de fundo para os mais variados adornos nas tendências de moda, resultando em um mix plural e cheio de personalidade.

 

No dia 13, durante realização do Seminário Nacional da Indústria de Calçados (SNIC), a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) lançou estudo inédito em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi do Rio Grande do Sul, braço de pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). O estudo, intitulado “15 direções para o futuro da indústria de calçados”, traz macrotendências que irão balizar o futuro do setor: Máquinas inteligentes como vantagem competitiva; Fabricação distribuída; Comunidades criativas; Envelhecimento da população mundial; Humanos potencializados; Genderless; Economia global em transformação;  Cultura local em mercado global; O varejo em transformação; A empresa na sociedade; Virtualmente presente; Todos os produtos se tornarão serviços; Sustentabilidade como estratégia; Escassez de recursos tradicionais; e Economia circular.
 
Segundo o gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, o estudo quer estimular um olhar de longo prazo para as empresas do setor e faz uma relação direta com as categorias do Prêmio Direções: Gestão Industrial, Design, Internacionalização, Marketing e Sustentabilidade. “O estudo aponta os principais movimentos que empresas e o mercado estão passando hoje e que terão de evoluir num futuro não muito distante para o incremento dos negócios”, conta.

O estudo completo pode ser acessado em 15direcoes.com.br.

 

O julgamento da 22ª edição do Prêmio Francal Top de Estilismo acontece nesta quarta-feira, 21 de junho, na sede da Francal Feiras, zona Norte de São Paulo. A equipe de jurados é formada por profissionais experientes e atuantes no mercado de design de moda. Confira: 

Dhora Costa: Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/São Paulo. Mestre em Comunicação pela Universidade Paulista. Especialista em Fashion Consultant Image - Istituto Marangoni – Paris, em Moda & Criação pela Faculdade Santa Marcelina e em Estilismo pela Ecole Supérieure des Arts e Thecniques de La Mode? ESMOD. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pernambuco, Dhora atualmente é professora titular do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e proprietária do Ateliê ModaImagem - consultoria de design produtos e de imagem e estilo. 

Denise Gerassi: Farmacêutica paulista, apaixonada por bolsas desde sempre, que decide em 2014 abandonar a profissão e se dedicar ao seu sonho, e assim nasce sua marca. Desenvolve peças que valorizam o design exclusivo, o couro legítimo junto a materiais típicos do país, desenvolvidos a partir de produtos de descarte, como por exemplo as peles de peixes e cabra. Desde seu lançamento tem apresentado seus produtos em feiras nacionais e internacionais, levando sua mensagem de brasilidade aliada à sua arte de fazer artesanalmente. Assim seu trabalho é reconhecido em vários países para os quais exporta. 

Guto Marinho: Designer de calçados e professor PhD da Faculdade Santa Marcelina, com graduação em Design pela FAAP, Mestre em Engenharia. Automotiva pela POLI/USP e Doutor pela FAU/USP, Guto é professor do curso de Desenho de Moda da Faculdade Santa Marcelina, São Paulo e consultor na área de Criação de Componentes para Calçados e Acessórios de Moda.

Lucius Vilar: Graduado em Design de Moda pela Faculdade Santa Marcelina, Lucius é diretor criativo do estúdio LUV, um escritório de imagem que trabalha com consultoria de pesquisas de moda e comportamento, estratégia e posicionamento, identidade e universo visual, desenvolvimento de coleções e design de superfície. Tem parcerias com grandes Associações, como a Assintecal e a Abit, e possui trabalhos realizados para o Senac Moda Informação, IBB e a revista internacional Bloom da trend forecastor Li Edelkoort. O diretor criativo ministra palestras e workshops para o MDIC / Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e instituições de ensino: Anhembi Morumbi (SP), Belas Artes (SP), IED (SP), Senac, (SP), Esamc (MG), UNP (RN), Universidad ORT (Montevidéu – Uruguai) e Unversidad San Buenaventura (Calí – Colômbia).
Baseados em critérios como adequação ao tema, cunho comercial, inovação, criatividade, sistema de construção e material utilizado, os jurados decidirão quem são os três vencedores de cada categoria: Calçado Feminino, Calçado Masculino e Bolsa. 

A revelação da colocação de cada um deles acontece somente na festa de premiação, no dia 2 de julho, primeiro dia da Francal 2017, às 18h, no Expo Center Norte. A cerimônia contará com a presença de fabricantes, estilistas, lojistas e outros profissionais ligados à cadeia do calçado e acessórios de moda.

Na ocasião, os vencedores receberão troféus e prêmios em dinheiro de acordo com sua classificação - R$ 2 mil para o primeiro colocado, R$ 1,5 mil para o segundo e R$ 1 mil para o terceiro – e concorrem na hora, por sorteio, a uma bolsa de estudos no Curso de Extensão One Year – Creative Course, Shoes & Bags – Design and Business oferecida pelo IED.
Neste ano, as criações tiveram que seguir o tema “Expresse”, desenvolvido pelo IED-São Paulo, sob a coordenação de Meline Moumdjian, coordenadora do curso de pós-graduação da instituição. 

O tema provocou os participantes a repensar desenhos, formas, princípios, técnicas e cores de suas criações, tendo em vista a revolução dos hábitos, modos e costumes dos consumidores, e os convidou a explorar o lifestyle, transitar pelas tribos e transformar a estética de décadas passadas.

 

O verão intenso e fashionista da Loucos & Santos se revela em seus primeiros cliques. A nova campanha de moda da marca já começou a ser fotografada com a top Priscila Kardel. Com cliques de Fabian Gloeden (ORG Studio), o shooting destaca os sapatos e bolsas da coleção primavera-verão 2018 que chega às lojas em breve.

Para a próxima temporada, a Loucos & Santos renova a sua energia vanguardista, trazendo propostas que mesclam as grandes tendências da cena fashion com itens atemporais e indispensáveis no closet feminino. A marca aposta em uma vibe cheia de positividade, valorizando a essência feminina em cada criação.

Ficha técnica
Modelo: Priscila Lourenço Kardel | JOY Model Management
Fotografia: Fabian Gloeden – ORG Studio
Fashion film: Luigi Vieira
Stylist: Shana Nunes
Make & Hair: Savana Sá
Cenografia: Letícia Bueno

 

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) estará na 49ª Feira Internacional da Moda em Calçado e Acessórios – Francal - com ações de promoção comercial e de imagem, Talk Shoe e a tradicional coletiva de imprensa. A feira paulista, uma das maiores da América Latina, acontecerá entre os dias 2 e 5 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, e reunirá mais de 1,5 mil marcas de calçados e acessórios.
 
O presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, ressalta que a expectativa para a Francal é de confirmação da retomada no consumo, especialmente no ambiente doméstico. “Mesmo com a crise política, por ora instalada, notamos uma recuperação da demanda por calçados, o que deve refletir positivamente no evento”, comenta. No primeiro trimestre, conforme o IBGE, as vendas internas de calçados e vestuário aumentaram 4,7% em relação ao mesmo período do ano passado. “Apesar da base de comparação ser muito fraca, o número aponta uma retomada importante. A Francal, por ser a mostra que lança oficialmente as coleções de primavera-verão, a mais importante em termos de volume de vendas do setor, deve confirmar esse movimento de recuperação gradual”, acrescenta o executivo.
 
A feira paulista também recebe um número significativo de compradores internacionais. Para essa edição, conforme a organização da mostra, são esperados mais de 1,5 mil importadores, a maior parte da América Latina. A Abicalçados contribuirá para a presença estrangeira por meio do Projeto Comprador VIP, realizado no âmbito do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Nesta oportunidade, participam do projeto o Studio F, da Colômbia, Henderson e Pazolini, ambos da Rússia e que vêm ao Brasil a convite do escritório Apex-Brasil Eurásia.
 
Negócios
Segundo a coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, o Studio F, somente no ano passado, importou mais de 1 milhão de pares, apenas 10% deles brasileiros. “Trata-se de uma empresa de forte potencial, especialmente para produtos de moda, mas que ainda trabalha pouco com o Brasil”, explica, acrescentando que o comprador vem ao País em busca de calçados femininos. Já o grupo Henderson possui 150 lojas em todo o território russo e trabalha com calçados importados da China, Índia e Portugal. “Agora estão interessados em prospectar o mercado brasileiro”, comenta Letícia. O grupo Pazolini, por sua vez, trabalha com calçados femininos e masculinos variados, com orientação para moda e design, e potencial forte no e-commerce.
  
Imagem
Nesta edição da Francal será realizado, ainda, o Projeto Imagem. Também realizado no âmbito do Brazilian Footwear, o projeto traz jornalistas de alguns dos principais veículos segmentados internacionais de calçados. Estarão no Brasil durante a feira os jornalistas Maite Ruiz Atella (Global Fashion/Espanha), Jose Rivera (ModaPelle/Itália), Jean Pierre Bidegain (Chausser/França), Bárbara Solini (Edizioni AF/Itália), Andres Rodriguez (Style America/Colômbia), Ayda Maria Martinez Ipuz (ADN/Colômbia), Maurício Herzcovich (CueroAmerica/Argentina) e Horacio Delfino (Serma/Argentina). “O objetivo do Projeto Imagem é dar visibilidade ao calçado brasileiro em alguns dos nossos principais mercados, com matérias em veículos relevantes e com ampla circulação”, ressalta a gestora de Projetos da Abicalçados, Roberta Ramos.
 
Talk Shoe
Com o objetivo de gerar informação de qualidade para profissionais industriais e lojistas do setor calçadista nacional, a Abicalçados promoverá, nos segundo e terceiro dias da Francal, o tradicional ciclo de palestras rápidas Talk Shoe. Para esta edição, serão apresentados temas como branding, internacionalização e cocriação no  Palco Tulipa - Rua A com Passarela 15.
 
O gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, destaca que, além dos especialistas que abordarão as tendências em branding e da cocriação, muito em voga no segmento, o programa de palestras objetivas trará alguns dos cases vencedores da mais recente edição do Prêmio Direções, entregue em abril passado. “O ciclo de palestras rápidas tem o objetivo de fornecer informações importantes e resumidas para o público de industriais, lojistas e profissionais ligados ao setor calçadista”, comenta.
 
O Talk Shoe – que nesta edição não exigirá inscrição prévia, mas tem lugares limitados - é uma realização da Abicalçados que conta com os patrocínios da Francal Feiras e Couromoda. A parceria é da ESPM-Sul.  
 
 
Programação

03/07/2017
13h - Tendências em Branding: Do DNA à experiência da marca, com Diego Costa Pinto (ESPM-Sul)
14h - Internacionalização de marca com alto valor agregado e design original: o caso da CIAO MAO, com  Daniel T. Hayashi (CIAO MAO – Vencedor Prêmio Direções)
 
04/07/2017
13h - COCRIAÇÃO: Envolvendo o cliente na entrega de valor da marca, com Artur Vasconcellos (ESPM-Sul)
14h - Usthemp Co-Creation: cliente e marca juntos na criação de calçados únicos, com Fabiano Bladt (USTHEMP – Vencedor Prêmio Direções)
 
 

ATENÇÃO IMPRENSA

Durante a Francal será realizada a tradicional coletiva de imprensa da Abicalçados, que nesta oportunidade marcará o lançamento da segunda edição do Relatório Setorial Indústria de Calçados, com dados do setor calçadista brasileiro, comparativos e análises de especialistas. O encontro com jornalistas será realizado às 13h do segundo dia da mostra (03/07), na Sala de Eventos (Estande Francal) - Rua B, e será sucedido por um coquetel. Confirmações para  This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.  até o dia 27/06.

 

A Pampili leva para a Francal sua coleção verão, repleta de tênis, sapatilhas e sandálias com um mix de cores e aplicações de flores. Confortáveis, modernos e ousados, os modelos comportam looks originais para as meninas. A coleção também traz a mistura de glitter, patches, listras e pedras que permitem compor looks incríveis. 

Nessa estação, os looks sofisticados marcam presença com tons mais claros, metalizados e design minimalista. As sapatilhas ganham aplicações de cristais, além de super glamourosas, são versáteis e muito confortáveis. 
O étnico se reinventa e vem para marcar a estação. Com referências africanas, nasceram sandálias com tiras. Muitos tons terrosos, com toques de laranja, azul e verde e detalhes artesanais. 

Entre as novidades da marca para a feira está o Patinê, um tênis com sistema de rodinha e luz de LED que traz a moda com a diversão em um só calçado. Trata-se de um produto interativo, cheio de estilo e ousadia, para meninas antenadas e descoladas. Lúdicos e modernos, os Tênis Sneaker Luz vêm com LED de acendimento sequencial, em formato de corações no solado. Os modelos de cano alto e baixo trazem materiais diferenciados e detalhes lúdicos. 

Da linha Zoo, nasceu um material interativo para mamãe compartilhar momentos com sua filha. Junto ao produto, vem um kit com um livro e quatro dedoches (fantoches de dedo), para deixar a história mais dinâmica e divertida. 

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